Mundo pop

Série da Netflix faz uma ode à cultura gastronômica

Manoel Fernandes Neto

Para os amantes da boa cozinha, uma série coreana do Netflix que vai aquecer corações (e estômagos) nessa véspera de inverno. Não, não é nenhum show de k-pop ou um dorama, mas algo que desperta em você memórias gustativas arrebatadoras. “Coreia: o país da sopa” é uma jornada saborosa pela cultura de um país onde o caldo é patrimônio nacional.

Em três episódios, a minissérie acompanha três protagonistas em uma jornada por variadas regiões do país, visitando lugares e ambientes que revivem a tradição e a cultura de antepassados. Atuam na série o cartunista Huh Young-man, a atriz Ham Yoon-ji e o ator Ryu Su-young.

São vários os personagens dessa jornada. Variados tipos de legumes e cogumelos, cultivados em uma nação que apreendeu historicamente a sobrevivência alimentar, mas também outros componentes de cada receita, como os frutos do mar, as carnes bovinas e suínas, as aves, os presuntos em conserva e as salsichas, todos cozidos em altas temperaturas à nossa vista, encantada.

A aventura gastronômica é também instrutiva. Vamos aprender sobre a sopa com uma torre de frutos do mar em um prato de 50 cm de altura e também como se corta, limpa e ferve um porco inteiro, inclusive suas tripas e miúdos, para preparo de chouriços de receitas seculares.

Muito longe de assustar apetites mais sensíveis, a produção é muito bem feita, com apresentação jornalística de cozinhas, cozinheiros e chefs de todas as idades, com receitas que celebram a memória de antepassados, revividos de geração em geração por uma autêntica cultura oral ou por livros de receita com quase 100 anos.

Molhos, condimentos e especiarias cultivadas no próprio quintal fazem parte desta jornada com cenas belíssimas, impactantes imagens e uma trilha sonora composta por música clássica que toca o coração dos mais sensíveis. No meio de tudo, os três protagonistas a comer muito, e muito bem, com comentários espirituosos, explicações pontuais dos pratos e uma alegria que não deixa dúvida de que estamos em uma aventura gastronômica.

Os locais visitados são uma atração à parte. Restaurantes de todos os portes nas cidades, mas também nas montanhas, em propriedade rurais e praias ou na própria residência de alguns cozinheiros e cozinheiras.

Assim, você pode estar em um sofisticado hotel com receitas premiadas ou entrar em um rústico galpão onde todos sentam em torno de uma fogueira com um grande tacho de ferro que coze lentamente o caldo do momento. Aliás, o que entendemos como “mesa” é reinventado na série, com suas inúmeras formas e utilidades na apresentação, preparo e cozimento de cada receita.

“Coreia: o país da sopa” mexe com suas emoções pelo o que apresenta sobre a importância cultural da culinária de um país, mas, bem no alto dos seus sentimentos, fala da celebração da vida, do que é ficar em torno desta mesa com amigos a preparar e a experimentar um alimento.

Tenha essa experiência também com a série. E bom apetite.

NETFLIX
“Coreia: o país da sopa”
Minissérie em 3 episódios.

Foto meramente ilustrativa, Louis Hansel, Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *